terça-feira, 9 de julho de 2013

Aspirador de pó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O aspirador revolucionou a limpeza de ambientes.
O aspirador é um equipamento pneumático destinado a captura de partículas sólidas, normalmente servindo para absorver pó nas casas.1
Nos finais do século XIX e princípios do século XX, começaram a surgir os primeiros aspiradores, precursores dos modernos aparelhos.
Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, accionado por uma manivela.2 Outros eram providos de um tubo terminado por um bucal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.
Em 1907 apareceu o primeiro aspirador eléctrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabricação daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans, um aparelho mais eficaz na remoção do pó das alcatifas: bate o pó, varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.
Entretanto, de meados dos anos 60 a meados dos anos 70, surgiu no mercado o aspirador de mão, concebido para ser prático e fácil de transportar para qualquer lado.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aspirador

Nenhum comentário:

Postar um comentário