Como os sistemas centrais de aspiração de pó fazem a limpeza

Uma das maiores vantagens dos sistemas centrais de aspiração é que você não precisa carregar uma unidade pesada de um cômodo para o outro ou subir e descer escadas com ela. Os sistemas centrais de aspiração de pó são projetados para remover toda a sujeira e detritos de sua casa e enviá-los por meio de uma tubulação instalada nas paredes até um receptáculo em um local adequado, como a garagem ou o porão. Com os sistemas centrais, basta transportar uma mangueira leve e a escova giratória pela casa. A unidade central de força é fixa e não fica à vista.

Foto cortesia H-P Products, Inc.
O Dustpan automático é uma abertura na parede que suga o pó em sua volta.
Com um sistema central de aspiração de pó, basta posicionar terminais pela casa em locais estratégicos. Em vez de ligar um aspirador de pó portátil em certas tomadas elétricas e torcer para que o fio alcance todos os ambientes, você pode mudar a mangueira do sistema central de um terminal para outro. A localização dos terminais é você quem determina. Também é possível até instalar um "dustpan automático" (tipo de "pá de lixo" que opera por sucção) e, com uma vassoura comum,  varrer rapidamente a sujeira para dentro de uma abertura na parede.
Se você decidir instalar um sistema central de aspiração de pó na sua casa, prepare-se para algumas mudanças.
Primeiro, a unidade central de energia será posicionada em um lugar afastado, como o porão, a garagem ou a área de serviço. Depois, os terminais de entrada das paredes serão instaladas em vários locais por toda a casa. Os terminais serão conectados à unidade central por meio de uma tubulação. A tubulação poderá passar pelo sótão, porão ou pelo sistema de ar condicionado da casa.
Imagem cortesia H-P Products, Inc.
Em outras palavras, a tubulação que transporta a sujeira que você aspira fica atrás de suas paredes. Você só vê a sujeira quando precisa esvaziar o receptáculo do sistema central de aspiração de pó.

Foto cortesia H-P Products, Inc.
Unidade central do Dirt Devil








Fonte:http://casa.hsw.uol.com.br/sistemas-centrais-de-aspiracao-de-po1.htm
Após escolher a localização da unidade de força/receptáculo, você precisa definir onde deseja que sejam instalados os terminais nas paredes. Nesses terminais, você vai conectar a mangueira e a "escova giratória" que serão usadas para limpar a casa. A quantidade de terminais instalados na casa vai depender de suas necessidades. Por exemplo, os terminais podem ser definidas com base no número de metros quadrados. Geralmente, um terminal é instalado para cada 55 metros quadrados da casa. Se a sua casa tem mais de um andar, você precisará de um terminal por andar, no mínimo. Se optar por uma instalação profissional, o instalador pode ajudá-lo a determinar o melhor posicionamento para dos terminais.
Depois da instalação, o sistema é usado conectando-se a leve mangueira e a escova giratória em um terminal da parede. Na maioria dos sistemas, o botão de liga-desliga está localizado na alça da mangueira para que você possa controlar o sistema à distância. Ou seja, você não precisa se deslocar até a unidade central para ligar o sistema. Basta conectar a unidade da mangueira na entrada e começar a limpar. Então, o sistema transporta a sujeira, pó e detritos para fora do cômodo através da tubulação embutida na parede até a unidade central, na qual são depositados em um recipiente ou saco. Eles precisam ser esvaziados de três em três meses, em média.