quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como funciona o aspirador-robô

Há pessoas que limpam a casa uma vez por semana e outras que limpam quando os parentes aparecem. A finalidade do aspirador robô engloba as duas situações: a casa é melhor cuidada com uma mínima intervenção humana.
Hoje em dia, os aspiradores robô estão muito além dos primeiros modelos, que você tinha que ficar procurando pela casa toda, de forma lamentável - até encontrá-lo bipando: "estou sem energia". Os produtos mais recentes limpam sua casa, lembram do layout para aumentar a eficiência, eliminam sua própria sujeira em um receptáculo e encontram seu caminho de volta para a estação de carregamento para que possam ser recarregados.

o Roomba Red
Foto cedida por iRobot
Roomba Red
 A maioria dos fabricantes diz que o aspirador robô surgiu para complementar o aspirador padrão, empurrado pelas pessoas, e não substituí-lo. Eles servem para realizar retoques diários ou semanais para manter sua casa limpa entre os períodos de uso do aspirador normal. Do mesmo modo, se você é uma pessoa que não tem o costume de usar o aspirador, um pouco de ajuda robotizada pode certamente manter o seu piso mais limpo do que está agora e você não terá que mover um dedo.
 Sem dúvida, o aspirador robô mais popular nos Estados Unidos é o Roomba, da iRobot, que apresenta vários modelos
 
Carpete Inteligente
As empresas alemãs Vorwerk e Infineon se uniram para produzir o protótipo de um carpete que funciona em conjunto com um aspirador robô. O lado inferior do carpete é preenchido com etiquetas RFID e o aspirador é equipado com um leitor de RFID e com um mapeador digital das localizações RFID do carpete. As etiquetas direcionam o aspirador em volta do cômodo para cobertura completa e podem dizer a ele para limpar novamente uma área específica se ele não gastou o tempo necessário naquela área.
 Fonte:
Julia Layton - traduzido por HowStuffWorks Brasil
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário