segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Rinite alérgica e asma: cinco truques de limpeza para evitá-las

Você tem aquele amigo que vive com o nariz congestionado? E que não pode sair de casa sem descongestionante nasal? É, estamos falando de rinite alérgica.
Você sabe o que é rinite alérgica? É a reação imunológica do seu corpo contra partículas inaladas presentes no ar, ou seja, sujeira.
E aquele que não pode sair de casa sem a famosa “bombinha”? Asma!

E a asma, o que é? É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.
Ambas são doenças crônicas sem cura, mas com tratamento! Porém, no seu dia a dia, você pode evitar algumas coisas para causar certo alívio dos sintomas.
Vamos listar 5 dicas para evitar o ataque de asma ou rinite alérgica:
1 – Higiene SIM!
Poeira, mofo, ácaros e pelos de animais são os maiores vilões para quem tem asma e rinite. É de suma importância sempre tirar o pó da casa e, de preferência, de uma maneira que a poeira não levante. Por exemplo, usando um aspirador de pó de mão (alguns já vêm com peças opcionais que facilitam essa limpeza) ou um pano úmido.
2 – Roupa de cama higienizada
A roupa de cama tem que ser lavada uma vez na semana e sempre seca ao sol. A fronha e capas de colchão antiácaros são essenciais. Pois o uso de produto de limpeza antiácaro são terrivelmente perigosos para os asmáticos.
3 – Carpetes NÃO!
Se você tem asma ou rinite, nunca tenha carpete na sua casa, NUNCA! Eles são os maiores proliferadores de ácaros. Por isso substitua por piso. Agora se você tem alguns tapetes, é importante fazer a higienização e sempre ser passado aspirador de pó. Mas ainda assim não é recomendado tapetes para pessoas alérgicas.
4 – Lavar a roupa antes de usar
Importante sempre lavar aquela roupa que estava guardada muito tempo, o mofo e o cheiro de guardado são grandes vilões. Só cuidado com o tipo de sabão em pó usado, normalmente é indicado o uso do sabão neutro ou de coco, que são menos agressivos e contêm menos fragrância.
5 – Esqueça os enfeites
Cortinas muito grossas, bichinhos de pelúcia, almofadas e afins estão proibidos na sua casa. São altamente acumuladores de pó e de difícil lavagem. Doe os bichinhos e livre-se das almofadas e cortinas.

Dicas para o dia a dia
- Para quem tem crise de asma, mudança brusca de temperatura é um veneno. Então, muito cuidado ao tomar um banho quente e sair direto no frio.
- Mantenha-se longe de fumaça de cigarro, ela realmente vai fazer você passar bem mal.
- Estresse também gera crises de asma, então fique longe de problemas e evite situações conflitantes.
- Cuidado com resfriados, eles são vilões para agravar os sintomas de asma.

Apesar dessas precauções, a rinite e a asma são doenças graves e devem ser tratadas, para evitar o avanço e a piora do processo inflamatório da vias aéreas.
Fonte://uselouro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário