segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Como limpar o tapeste utilizando o aspirador de pó industrial


Dicas de como limpar os tapetes com o aspirador de pó industrial



Você sabe qual a melhor forma de limpar um tapete? Para Marcelo Magela, gerente de tapetes da Lider Interiores, a lavagem correta de carpetes e tapetes é um dos fatores mais importantes para prolongar a vida útil das peças. Ele explica que a limpeza deve ser diária e sem uso de vassouras de piaçaba “elas podem abrir a ponta dos fios, diminuindo a durabilidade e afetando a aparência do tapete”, afirma. Além disso, para preservar a cor dos tapetes coloridos, é importante tomar alguns cuidados, como não usar sabão e produtos químicos pesados. “Nesses casos, se possível lavar a seco e deixar secando à sombra”. A dica do profissional para conferir se o tapete já está seco, é olhar na base e não nos fios da peça.
Mas afinal, como é a lavagem correta? Confira o passo a passo:
1. Passe aspirador de pó industril  diariamente para retirar a poeira, areia e terra. A gordura e o pó tendem a deformar a trama.
2. Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com uma pano (sem esfregar) de fora para dentro. Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder. Complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro (para roupa fina). Repita este procedimento várias vezes, sempre de fora para dentro, e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo.
3. As manchas devem ser retiradas na hora em que ocorreram, pois sairão com mais facilidade. Após os procedimentos iniciais de limpeza, assim que a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue com um pano seco ou um secador de cabelos, em temperatura média. Quando estiver seco, escove suavemente os pêlos da área tratada, para recolóca-los na posição original. Obs.: se o tapete estiver sujo, o idela é lavar a peça toda, do contrário, a parte recem lavada ganhará destaque.
4. Você pode optar pelos produtos de limpeza a seco, ideais para eliminar manchas recentes. Eles são eficazes contra gordura, óleo, manteiga e molhos sem corantes. Para obter bons resultados, aplique-os até três horas após a produção da mancha. Espere algumas horas e escove o tapete.
5. Os produtos líquidos para limpeza de tapetes devem ser usados com uma esponja absorvente. Eles são indicados para manchas mais antigas ou difíceis de eliminar.
6. Outra opção é fazer um tratamento suave, aplicando com uma esponja um sabão neutro com algumas gotas de amoníaco. Depois escove e passe o aspirador de pó industrial dos dois lados do tapete.
Para finalizar, Marcelo Magela faz uma ressalva: mesmo que o tapete não esteja sujo, numa faxina, retire o tapete e deixe por algumas horas ao ar livre, o tapete e o piso onde ele estava precisa respirar.
Fonte://liderinteriores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário