Habitantes do pó de nossas casas, os ácaros podem ser encontrados nos móveis da sala e do quarto, nas cortinas, colchas, cobertores, almofadas, livros, bichinhos de pelúcia e principalmente nos colchões e travesseiros. O calor e a umidade de nosso corpo, junto com a descamação natural da pele, são favoráveis às condições de que necessitam para se desenvolverem. Através de estudos pode-se comprovar que, após seis anos de uso, um travesseiro pode ter 10% de seu peso em ácaros, com seus detritos e fragmentos de pele humana.
Em geral, o ácaro não fica nas superfícies, e sim preso entre as fibras do colchão. Então, quando a pessoa se senta ou se deita na cama, é como se pulverizasse os animais e suas fezes para o ar, que voltam a cair e são inaladas. O que provoca alergia nos seres humanos é justamente uma enzima liberada em suas fezes, conhecidas como Der P1. O clima brasileiro é ideal para que essa espécie procrie, já que os ácaros precisam de temperaturas acima de 20°C e umidade relativa do ar entre 60 e 70%.
Para se prevenir das alergias causadas pelos ácaros, é possível adotar hábitos simples como: forrar o colchão e os travesseiros com capas protetoras antiácaros, limpar os móveis com um pano úmido mais de uma vez por semana, substituir cortinas por persianas ou lavar as cortinas a cada 15 dias.
Manter o estrado da cama limpo também ajuda, assim como usar desumidificador para reduzir a umidade relativa do ar para 45% ou menos, evitar fazer refeições na cama ou no sofá (os farelos servem de alimento para os ácaros) e virar o colchão a cada 15 dias.

Uma outra dica importante é a respeito dos aspiradores de pó utilizados na limpeza. Os que possuem filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) são os melhores, pois retém 99,9% das impurezas do ar e conseguem filtrar os ácaros com maior capacidade.
Aparelhos como os vaporizadores de ar quente conseguem matar os ácaros porque eles morrem a 60 graus Celsius. O problema, porém, é que umedecem o tecido. Para o método ser realmente eficaz, certifique-se de secar completamente o objeto que for vaporizado.
Existem também muitos remédios e produtos químicos disponíveis, mas o ideal mesmo é a prevenção. Cada medida, sozinha, pode ser pouco eficiente, pois o combate aos ácaros e consequentemente às alergias se dá com um conjunto de ações. Essas ações são bem simples, dentro da sua própria casa. Não desista desta guerra e previna-se!
Fonte://magazine.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário