sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Higienizando os tapetes com auxílio do aspirador de pó industrial

Aspirador de Pó Industrial na Limpeza de Tapetes



3 Métodos:Mantendo o Seu Carpete LimpoRemovendo Odor do CarpeteLimpeza Profunda do Carpete
Carpetes tendem a atrair sujeira, manchas e pelos de animais, bem como mofo e bolor. Cuidar adequadamente do seu carpete evitará que ácaros, pulgas, percevejos e outros insetos se alojem nele. Leia este artigo sobre para obter informações sobre manutenção diária, a remoção de odor e técnicas de limpeza profunda

Método 1 de 3: Mantendo o Seu Carpete Limpo

  1. 1
    Use o aspirador de pó regularmente. Invista em um bom aspirador de pó que sugue a sujeira de dentro das fibras, especialmente se você tiver um carpete felpudo, ou animais de estimação em casa. Aspirar regularmente mantém a aparência e o odor do seu carpete fresco.
    1. 2
      Aspire várias vezes por semana. Se você tem animais de estimação, pode ser necessário fazer isso todos os dias.
      • Não apresse o processo de aspiração. Mesmo aspiradores de alta potência precisam de um tempo para sugar poeira, sujeira e resíduos de pele da base das fibras. Passe o aspirador sobre o carpete mais de uma vez para garantir uma boa limpeza.
    2. 3
      Proteja as áreas mais usadas. Se o seu carpete atinge sua porta da frente, a entrada da cozinha, ou outras áreas de sua casa que tendem a ter um tráfego mais intenso, considere proteger as áreas com passadeiras ou protetores de tapete de plástico. Dessa forma, você não vai se cansar limpando resíduos de sujeira e pedaços de grama com o aspirador de pó todos os dias. 

      • Protetores de plástico ou de acrílico têm a vantagem adicional de permitir que o carpete fique visível através do material transparente. Eles são uma forma discreta de proteção contra a sujeira.
      • Use as passadeiras nos corredores, que tendem a ter um tráfego de pessoas mais intenso.
      4
      Limpe derramamentos imediatamente. Deixar que derramamentos sejam absorvidos pelo carpete, ou secarem, torna a remoção dos mesmos muito mais difícil. Se puder limpar o líquido derramado logo após o acidente, você economizará muito tempo depois. 

      • Use um pano limpo ou papel toalha para absorver o derramamento; em seguida, despeje fermento em pó sobre a área e deixe descansar por 15 minutos. Quando o líquido secar completamente, use o aspirador de pó.
      • Se o líquido derramado for vinho ou outro líquido colorido, adicione um pouco de água gasosa, antes de polvilhar sobre o bicarbonato de sódio.
      5
      Conheça a técnica correta para a remoção de manchas mais antigas. Às vezes, é impossível limpar imediatamente uma certa mancha. Se você se deparar com uma mancha antiga de vinho ou café, não entre em pânico, muitos carpetes são pré-tratados com produtos químicos resistentes a manchas, portanto; elas não são, normalmente, difíceis de remover. Use um borrifador cheio de vinagre para pulverizar levemente a área; em seguida, limpe com um pano. Para as manchas mais profundas, sature a área com vinagre ou um produto para limpar carpetes, polvilhe bicarbonato de sódio, e aspire a área após o bicarbonato de sódio ter secado.
      • Não tente esfregar as manchas. Isto irá causar danos nas fibras e fazer com que a área pareça pior.
      • Não sature a área com muito vinagre, água ou qualquer outro líquido. Qualquer líquido que se infiltre tão profundamente nas fibras que fique impossível secar, poderia levar ao crescimento do mofo.
      • Carpetes mais leves podem ser eficazmente limpos com uma mistura de limão e sal. Faça um teste em uma área discreta para certificar-se de que a mistura não irá descolorar o material.
      •  

        Método 2 de 3: Removendo Odor do Carpete

        1. 1
          Aspire o tapete. Prepare-o para o tratamento de remoção de odor começando por aspirá-lo profundamente. Se tiver muita sujeira na superfície, varra primeiro com uma vassoura para levantar as fibras e soltar a sujeira. Em seguida, use o aspirador de pó.
        2. 2
          Faça uma mistura para remover o mau cheiro. Carpetes mais finos podem ser efetivamente limpos com produtos que você provavelmente já tem em seus armários. Misture os seguintes ingredientes em uma tigela que você não planeja usar novamente para cozinhar:
          • 1 xícara de bórax (disponível em lojas de ferragens)
          • 2 xícaras de fubá
          • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio

    1. 3
      Trate áreas manchadas ou com mau cheiro usando vinagre e água. Encha um frasco vaporizador com uma solução de 50% de vinagre e 50% de água e pulverize sobre as áreas que precisam de mais ajuda. Cuidado para não encharcá-las completamente com o líquido, já que você não quer que a umidade retida crie mofo.
    2. 4
      Polvilhe a mistura de fubá e bórax sobre o tapete. Espalhe uniformemente, focando-se nas áreas que tendem a ficar mais suja ou que cheiram mais. Retire-se do local e deixe a mistura agir durante uma hora.
      • Mantenha as crianças e animais de estimação fora do local enquanto a mistura se assenta no tapete.
      • Não use mais do que o seu aspirador de pó pode sugar. Uma camada leve da mistura deve ser suficiente para remover os odores e manchas leves.

        Método 3 de 3: Limpeza Profunda do Carpete

        1. 1
          Compre ou alugue uma máquina de limpeza de carpetes. As manchas mais profundas e os odores mais difíceis podem ser removidos com um aparelho que utiliza água quente e um produto de limpeza químico para lavar as fibras do seu carpete.
          • Máquinas de limpeza de carpetes podem ser alugadas em lojas especializadas ou em locadoras de equipamentos de limpeza.
          • O aluguel inclui a solução de tratamento de remoção de mancha. É importante saber que tipo de carpete você tem antes de alugar uma máquina, para certificar-se de usar a solução de limpeza adequada.
          • Você também pode querer contratar um profissional para ir a sua casa e fazer este tipo de serviço.
        2. 2
          Aspire o carpete. Certifique-se de que ele esteja completamente livre de toda a 

          1. poeira e sujeira solta antes de iniciar o tratamento de limpeza profunda. Varra as partes mais sujas para levantar partículas de sujeira antes de usar o aspirador.
          2. 3
            Faça um pré-tratamento das áreas manchadas. A maioria das máquinas de limpeza vem equipada com uma solução para ser usada antes da limpeza profunda. Se esta solução não estiver disponível, pulverize as áreas manchadas com vinagre.
          3. 4
            Adicione a água e uma solução de limpeza. Siga as instruções que acompanham o aparelho para adicionar as quantidades adequadas de água quente  e produto de limpeza.
            • Em alguns casos, a água e uma solução são colocadas em dispensadores separados; como indicado, remova os dispensadores e encha-os com água ou produtos de limpeza.
            • Certifique-se que os dispensadores estejam devidamente instalados na máquina antes de prosseguir. 
            • 5
              Ligue o aparelho e inicie o trabalho. Passe a máquina lentamente sobre o carpete, certificando-se de cobrir cada centímetro. Você pode passar duas vezes pela mesma área para ter certeza de não pular nenhum ponto. Em alguns modelos, você verá respingos de água suja em um receptáculo quando a máquina funciona corretamente.
              • Se a água e/ou produtor acabar, desligue e desconecte o aparelho. Descarte o líquido sujo, lavar os tanques, e encha-os novamente com água e produto limpos.
              • O líquido sujo pode ser despejado no vaso sanitário.Fonte://wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário