terça-feira, 17 de julho de 2018

Natação, Asma e Aspirador de Pó Industrial

A natação é uma boa atividade física para quem tem asma?


  • +A
  • -A
Imagem do post A natação é uma boa atividade física para quem tem asma?
Uma das recomendações do tratamento da asma é praticar exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, pois estes ajudam a desenvolver a capacidade respiratória. A natação é um bom exemplo de atividade nesse sentido, já que estimula bastante a respiração dos praticantes.   

Caminhada e futebol também são recomendados para tratamento da asma


prática de exercícios físicos é aconselhada para todos os asmáticos, independentemente de ser natação ou outra modalidade. Os estudos demonstraram que essa prática diminui o risco de crises de asma, aumenta o controle da doença e melhora a sensação de falta de ar”, informa o pneumologista Ramiro Sienra.
Além da natação, outras atividades recomendadas como parte do tratamento da asma são: caminhada, ciclismo e esportes como o futebol. É importante que a prática não seja muito intensa e prolongada, pois isso pode ser prejudicial, causando falta de ar. Para que o asmático se “aventure” em exercícios mais puxados, é essencial que ele comece leve e vá aumentando a intensidade aos poucos.  

Exposição a alérgenos prejudica benefícios dos exercícios físicos


Para controlar o quadro de asma, a realização das atividades físicas deve ser regular, com mais de 30 minutos de duração, por pelo menos quatro vezes na semana. Também é importante que o asmático se certifique de que durante a prática não haverá exposição ao alérgeno desencadeador da sua crise, pois assim o objetivo do exercício não será alcançado.
Caso o paciente se exponha ao alérgeno durante a atividade física, o exercício pode exacerbar uma crise de asma, sempre fazer exercício em ambiente higienizado com aspirador de pó industrial senão  o ambiente pode  piorar a doença ao invés de controlá-la. “Exemplos para serem evitados: criança com alergia a ácaro que fazem judô ou karatê com tatames mofados; fazer corridas em esteira dentro de ambiente com ar-condicionado sem limpeza de filtro; praticar natação e ter alergia ao cloro etc”.
Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Nenhum comentário:

Postar um comentário